Nesta sexta-feira (27), a renomada Billboard fez uma lista com as melhores músicas de Ariana Grande. O ranking conta com 86 músicas, abaixo separamos o Top 10. Confira:

10. “Santa Tell Me”2014)

Grande música natalina é sobre sentir os altos e baixos da estação, o delicado equilíbrio entre alegria e melancolia. Escrever bons originais é mais fácil dizer do que fazer, mas Ariana faz parecer fácil. “Santa Tell Me” é a rara música do feriado de 2010 que já está entrando no cânone de todos os tempos – em 2016, era o sexto vídeo de Natal mais assistido do Youtube, com mais de 146 milhões de visualizações.

Como “Last Christmas”, “Santa Tell Me” é sobre a falta de um ex-amante, mas Ariana reza para o Papai Noel em busca de orientação. A ponte também oferece uma resolução de ano novo: “Eu não quero um novo coração partido / Este ano eu tenho que ser esperto!” – culminando em um canto glorioso de grupo. Mas seja qual for a época do ano, “Santa Tell Me” é uma música pop perfeita por si só.

9. “The Way” (feat. Mac Miller, Yours Truly, 2013)

Não pode ser exagerado: “The Way” foi uma escolha estranha para o primeiro single do álbum de estréia da estrela da Nickelodeon. O que há com o R&B dos anos 90? Por que os versos são altos demais para cantar junto? Por que ele apresenta Mac Miller, de todos os rappers? Ele mostra o riff de piano de duas músicas clássicas – “A Little Bit of Love” de Brenda Russell, através de “Still Not a Player” de Big Pun – e de alguma forma é tão bom quanto qualquer um deles?
Depois que “Put Your Hearts Up”, a estréia oficial de Ariana, começou em 2011, ela reiniciou sua carreira musical com “The Way” – desta vez com total controle artístico. Ela já tinha mostrado seus dotes vocais em suas capas do YouTube, mas essa foi a primeira vez que ela realmente pareceu ser ela mesma. Como muitas das melhores músicas de Ariana, “The Way” é transcendente porque ela canta com um toque tão leve. Subestime-a por sua conta e risco.

8. “Dangerous Woman” (Dangerous Woman, 2016)

A faixa-título do terceiro álbum de Ariana é uma gravação lenta que pode passar por um tema de Bond. As letras são dedicadas a um novo amante inspirador, mas “Dangerous Woman” é sobre o relacionamento de Ariana com ela mesma. Disse Grande antes do lançamento do álbum, “Para mim, uma mulher perigosa é alguém que não tem medo de tomar uma posição, ser ela mesma e ser honesta”. Cada coro adiciona novas camadas de harmonias vocais, aumentando de um sussurro a um rugido potencializado.
versão a cappela mostra toda a extensão vocal de Ariana, enquanto ela canta em um estúdio sem acompanhamento ou aprimoramentos de estúdio. Seu controle vocal é, como sempre, impressionante – ela nunca foi uma artista mais carismática.

7. “Be Alright” (Dangerous Woman, 2016)

“Be Alright” abriu todos os shows da turnê Ariana’s Dangerous Woman com um impressionante conjunto de visuais em preto-e-branco . Como a moda de seus dançarinos, o rosto de Ariana chora lágrimas de prata – mas sua compostura nunca quebra. Enquanto ela canta sobre o piano da deep house, breves lampejos de arco-íris cintilam na tela, e as expressões de suas dançarinas gradualmente passam da tristeza para a alegria.
Em 2016, Ariana já tinha uma significativa base de fãs LGBTQ, mas “Be Alright” cimentou seu status como um ícone gay em ascensão. Não apenas por causa da música da Ball Culture e da “Vogue” de Madonna, mas porque Ariana entendeu completamente – e incorporou – o poder curativo da house music. “Nós vamos ficar bem”, ela canta – mas ao contrário do hino de Kendrick Lamar do ano anterior, sua música não é uma chamada às armas, mas um bálsamo calmante.

6. “Moonlight” (Dabgerous Woman, 2016)

“Moonlight” marca a culminação do amor de longa data de Ariana por doo-wop. “Ele está me dando Elvis / Com algum James Dean em seus olhos”, ela canta, mas neste momento em sua carreira, Ariana está bem em seu caminho para ingressar em suas fileiras icônicas. Sobre o piano elétrico e os violinos arrancados, ela faz uma serenata para você com uma inebriante canção de ninar. “Moonlight” é romance: pessoal, musical, artístico, em todos os sentidos do mundo. Tão gentil quanto avassalador, a voz de Ariana é diferente de qualquer outra coisa no pop moderno.

5. “Problem” (feat. Iggy Azalea, My Everything, 2014)

“Problem” fez de Ariana Grande um nome familiar, mas é tão pouco convencional quanto os sucessos pop. Max Martin, Ilya e Shellback inventaram uma nova maneira de usar os tubos de Ariana – para expressar mania, não alegria. Os versos incomuns constroem uma nota incrivelmente alta, mas apenas quando você espera um refrão hino – não! Há a queda mais silenciosa que você já ouviu, um vazio de espaço negativo. Então os sussurros de Big Sean, um riff de saxofone e o mais feroz verso de Iggy Azalea de todos os tempos.
“Problem” pode ter parecido chocante ao ouvir pela primeira vez, mas agora você não pode imaginar de outra maneira. Ainda é o maior sucesso de Ariana, alcançando o segundo lugar na Billboard Hot 100.

4. “Somewhere Over The Rainbow” (One Love Manchester, 2017)

Depois de três horas de música, Ariana Grande caminha para a frente do palco One Love Manchester sozinha. Os gritos ainda animados da platéia logo são silenciados, quando eles percebem que música ela está cantando. Enquanto Ariana faz o primeiro verso de “Somewhere Over The Rainbow”, ela mal segura as lágrimas – embora logo, grande parte da multidão esteja chorando.
“Somewhere Over the Rainbow” tem sido associado com a nostalgia. É freqüentemente tocada em funerais, e três de seus artistas mais famosos – Judy Garland, Israel KamakawiwoʻoleEva Cassidy – morreram jovens. Nós a ouvimos não apenas para lembrar daqueles que passaram, mas para anseios por um passado mais brilhante e infantil – um que só existe em nossa memória.
Quando Ariana cantou “Somewhere Over the Rainbow”, ela reconheceu a tragédia que a trouxe de volta a Manchester. Mas ela se recusou a olhar para trás, para dar tristeza. Se ela tivesse rachado, nós teríamos também – mas ao invés disso, ela deu a performance mais emocional de sua vida sem perder um bilhete. Se ela pudesse viver com isso, então nós também poderíamos.
A arte é política porque a existência é política. Isso foi verdade em 1939, e é verdade agora. “Somewhere Over the Rainbow” é histórico – mas ainda temos muita história para viver.

3. “Honeymoon Avenue” (Yours Truly, 2013)

O álbum de estréia da Ariana abre com uma faixa extremamente ambiciosa que só ela poderia fazer. “Honeymoon Avenue” entrelaça vocais doo-wop, cordas de Hollywood e batidas de R & B para uma música digna de um conto de fadas da Disney. Mas há tanta alegria quanto o coração partido, enquanto Ariana sonha em voltar para consertar um relacionamento quebrado e único. “Eles dizem que apenas os tolos se apaixonam / Bem, eles devem ter falado sobre nós”, canta Ariana – alguns podem chamar essas letras ingênuas, mas Ariana fez você acreditar em cada palavra que ela cantou.
“Honeymoon Avenue” sinalizou que Yours Truly não era uma estréia pop comum. Com apenas 20 anos, Grande já era uma vocalista madura e uma artista que sabia exatamente o que queria de sua música. Os fãs posteriores devem a si mesmos para dar uma ouvida a Yours Truly – “Honeymoon Avenue”, em particular, é tão impressionante quanto no dia em que foi lançado.

2. “Break Free” (feat. Zedd, My Everything, 2014)

Depois do grande sucesso de “Problem”, Ariana tinha a atenção do mundo – o que ela faria em seguida? Ela jogou outra bola, colaborando com Zedd em uma faixa EDM completamente moderna, com um sentimento de disco intemporal. Em uma música, ela cresceu, passou por seus velhos corações ecelebrou sua nova liberdade artística. Muitas estrelas adolescentes se esforçaram para deixar sua imagem, mas Ariana conseguiu fazê-lo sem perder seu senso de admiração. Ela fez sua evolução parecer inevitável: “Esta é a parte em que eu me liberto / Porque não consigo mais resistir!”
E quando Ariana atinge o alto F na ponte – “a cada vez!” – é uma pura expressão de alegria, seu momento vocal mais de cair o queixo em uma carreira cheia deles.

1. “Into You” (Dangerous Woman, 2016)

 
Cada frase começa com uma inspiração. Mas Ariana não pode. “Eu estou tão em você, eu mal posso respirar …” Sua voz reverbera. Um baixo vocoder pulsa. O bumbo sincroniza com a batida do seu coração. “Estive esperando e esperando por você para fazer um movimento”, ela murmura, desejando que você se aproxime, até que não haja mais nada a dizer – mas “um pouco menos de conversa / e um pouco mais tocar meu corpo”.
As pessoas não falam sobre “Into You” como elas falam sobre músicas pop regulares. Ninguém pode dizer por que é sublime – você simplesmente sabe. Nenhuma palavra, nenhuma letra pode descrever o sentimento. Está tudo na voz de Ariana, e na batida imaculada de Max Martin e Ilya: partículas de ar vibram na freqüência exata que faz o cabelo formigar na parte de trás do seu pescoço. A verdade é que Ariana nem precisa de instrumentos – seus vocais isolados podem ser melhores que a música original.
A música pop – como a dança, como o amor, como o sexo – é sobre transcender a si mesmo. É sobre o controle , sendo a melhor versão possível de você mesmo. E então é sobre deixar ir, sentindo tudo; abrindo-se ao nível de alegria que você só pode experimentar com outra pessoa. Ariana Grande é uma das cantoras mais impressionantes do planeta, mas em “Into You”, ela encontrou um amor tão grande que até ela perdeu as palavras. Tudo o que resta a fazer é ceder à música.

Clipe AQUI para ler a matéria completa.